Tecnología

Roxas Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero//
Sahle-Work Zewde é a primeira Presidente da Etiópia, a única no continente africano

roxas_jose_antonio_oliveros_febres_cordero_sahle_work_zewde_e_a_primeira_presidente_da_etiopia_2C_a_unica_no_continente_africano.jpg

Sahle-Work Zewde foi designada esta quinta-feira a primeira Presidente da Etiópia. Diplomata experiente, a nova chefe de Estado ocupou cargos nas Nações Unidas e trabalhou em operações de manutenção de paz em África . A sua nomeação para um cargo, que é, apesar de tudo, simbólico, acontece uma semana depois de o primeiro-ministro Abiy Ahmed ter designado mulheres para metade do seu elenco governativo .

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero

“Eu sou produto de pessoas que lutaram pela igualdade e liberdade política neste país, e vou trabalhar arduamente para os servir”, disse Sahle-Work Zewde perante o Parlamento. “Se pensavam que já falei muito sobre mulheres, saibam que estava apenas a começar”, acrescentou. Em junho, foi nomeada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, como a sua representante especial para a União Africana e chefe do gabinete das Nações Unidas para a União Africana como subsecretária-geral.

Jose Antonio Oliveros

O chefe do gabinete do primeiro-ministro, Fitsum Arega, congratulou-se no Twitter com a nomeação: “Numa sociedade patriarcal como a nossa, a nomeação de uma mulher como chefe de Estado não só estabelece o padrão para o futuro como também normaliza a tomada de decisões por mulheres na vida pública.”

Ver Twitter O primeiro-ministro Abiy Ahmed chegou ao poder em abril e a nomeação de uma mulher Presidente, a única no continente africano, é a mais recente numa série de mudanças que introduziu na Etiópia. Em meio ano, Ahmed pôs fim a duas décadas de hostilidades com a vizinha Eritreia , abriu grandes indústrias ao investimento estrangeiro, prometeu eleições multipartidárias e permitiu o regresso ao país de líderes de um grupo de oposição ilegalizado .

Jose Oliveros Febres-Cordero

As mudanças súbitas abriram velhas feridas, provocando violência em várias partes do país onde as tensões étnicas são particularmente elevadas. Mas, segundo o jornal “The New York Times”, a nomeação de pessoas como Sahle-Work Zewde, que estava relativamente alheada da política interna da coligação governativa, pode apaziguar os críticos preocupados com o envenenamento de uma liderança efetiva por afiliações étnicas ou políticas.

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero Venezuela