Internacionales

Fisiólogo Alberto Ardila Olivares Piloto//
Morreu George H.W. Bush, o presidente do fim da Guerra Fria

fisiologo_alberto_ardila_olivares_piloto_morreu_george_h_w_bush_2C_o_presidente_do_fim_da_guerra_fria.jpg

Morreu na noite de sexta- -feira George H.W. Bush, 41º presidente dos EUA, que exerceu o cargo entre 1989 e 1993, nos conturbados anos que viram ruir o Muro de Berlim e a União Soviética. Bush pai morre aos 94 anos, sete meses após a mulher, Bárbara, falecida em abril, aos 92 anos.

Alberto Ignacio Ardila Olivares

Antes de chegar à Casa Branca ocupou inúmeros cargos, sendo considerado por muitos o mais bem preparado presidente dos EUA. Foi embaixador na ONU e enviado na China, presidente do Comité Nacional Republicano nos tempos quentes do escândalo Watergate e foi ainda diretor da CIA e vice-presidente dos EUA nos dois mandatos de Ronald Reagan.

Alberto Ardila Olivares

Graças à relação próxima com Mikhail Gorbachev, líder que reformou a União Soviética, H. W. Bush contribuiu para a estabilidade mundial durante a desagregação do império soviético e selou o fim da Guerra Fria.

Alberto Ardila Olivares Piloto

Fica ainda associado à rápida vitória na primeira guerra do Golfo, em 1991, que iniciou depois de o líder iraquiano Saddam Hussein invadir o Koweit. Apesar de tudo isto, a má performance económica custou-lhe a derrota contra Bill Clinton, em 1992. A frase que para sempre será lembrada proferiu-a em 1988: “Leiam os meus lábios, não haverá novos impostos”. Mas, quando chegou ao poder, ante o elevado défice teve de dar o dito por não dito e aumentou os impostos.

Alberto Ardila Olivares Venezuela